Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO LANÇA FORMAÇÃO EM MATEMÁTICA BÁSICA


O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) lança mais uma capacitação que visa certificar os voluntários participantes da iniciativa. A Formação em Matemática Básica foi elaborada pelo Instituto Nacional de Educação de Singapura e já está disponível, gratuitamente, no Ambiente de Aprendizagem Virtual do Ministério da Educação (Avamec), com um total de seis módulos e carga horária de 40 horas. “A Formação foi elaborada por uma equipe, com vasta experiência, do Instituto Nacional de Educação de Singapura, onde o ministro Victor Godoy esteve. O conteúdo, portanto, está fundamentado em evidências científicas e nas melhores práticas de matemática básica, conforme as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização”, destaca o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim.

O corpo técnico da secretaria de Alfabetização (Sealf) ficou responsável pela adaptação do conteúdo. A ideia é que, independentemente da formação inicial e experiência prévia, os cursistas obtenham conhecimento pedagógico e científico necessários para ministrar, de forma eficaz, a disciplina para jovens e adultos. A formação ocorre integralmente no ambiente virtual. Nos seis módulos, que estão divididos em 32 unidades, estão os seguintes conteúdos: números; adição e subtração; multiplicação e divisão; dinheiro; comprimento; massa e tempo. As videoaulas se resumem a modelos com passo a passo para o professor aplicar em sala de aula. Logo após os vídeos, os roteiros são disponibilizados com imagens dos quadros utilizados.

Esses roteiros sugerem atividades para introduzir a prática do conteúdo, contudo o professor tem autonomia para ampliar a quantidade de exemplos a serem abordados. O material pode ser impresso para ser utilizado como apoio em sala de aula. As fichas de atividades e avaliações correspondentes a cada módulo estão disponibilizadas na unidade final.O ministro da Educação, Victor Godoy, reforça a importância da capacitação. “Faça sua inscrição. Eu estive em Singapura e sei da importância e da qualidade da formação que fazem lá aos professores. Então, você que é professor dos anos iniciais de matemática e que tem interesse em conhecer esse material, eu te convido a acessar o site do Ministério da Educação”.

Saiba Mais
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) foi criado em 2003 com o objetivo de promover a superação do analfabetismo e o seu último ciclo ocorreu em 2016. Durante a execução, o Programa apresentou diversas questões relacionadas à falta de uniformidade na execução e dificuldade na mensuração dos objetivos alcançados. Por isso, recebeu um novo formato a partir da nova edição do Decreto nº 10.959, de 8 de fevereiro de 2022. O objetivo do Programa permanece o mesmo, alfabetizar pessoas com idade igual ou superior a 15 anos de idade, a fim de promover a cidadania e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do País, por meio de assistência técnica e financeira aos entes federados que aderirem ao Programa. 

Saiba mais AQUI

Assessoria de Comunicação Social do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário