Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

CATEDRAL INTERATIVA MOSTRA CURIOSIDADES E DETALHES DA IGREJA DE SANT’ANA DE CAICÓ

 

O turista e devoto de Sant’Ana que visita a Catedral de Caicó-RN agora conta com um recurso audiovisual que o ajuda a conhecer mais sobre a história e as curiosidades do templo-sede da Igreja Católica no Seridó. Foi lançado, na última semana de dezembro, o projeto Catedral Interativa, uma iniciativa do portal Caicó Criativa com patrocínio do Edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae-RN, produção da agência Referência e apoio da Paróquia de Sant’Ana.] “O objetivo é proporcionar ao turista e visitante da Catedral de Sant’Ana uma experiência diferenciada. Foram fixadas placas com QR Code por todo o templo e, com o celular na mão, o visitante apontará a câmera e acessará conteúdos audiovisuais com curiosidades sobre a história da Catedral”, explica Diego Vale, produtor do Catedral Interativa.

As gravações contaram com a participação de diversos pesquisadores: Iracema Nogueira, Adauto Guerra, Sebastião Arnóbio, Dikson Freire e Padre Gleiber Dantas. Além da origem da Catedral e das imagens de Sant’Ana, são destacadas curiosidades como: as autoridades sepultadas na igreja; os bancos particulares do passado; a construção da segunda torre e outras mudanças arquitetônicas; a época em que a igreja sediava as eleições; a dimensão do território da Freguesia de Sant’Ana do Seridó, que já incluiu parte da Paraíba; a construção do Arco do Triunfo; entre outras, sendo ao todo 20 curiosidades. “A ideia é que durante o ano inteiro, e não apenas da Festa de Sant’Ana, as pessoas possam visitar e conhecer mais sobre o nosso patrimônio, mesmo que não exista um guia ou condutor local”, reforça Diego Vale. O projeto é integrado com as ações de fomento ao turismo religioso que a Diocese de Caicó está implementando em parceria com a FELCS-UFRN, ADESE e Sebrae.

O projeto Catedral Interativa foi aprovado na categoria Patrimônio Imaterial do Edital de Economia Criativa 2022 do Sebrae, uma nova categoria que foi acrescida na última edição da chamada pública. Outros projetos também foram selecionados nas temáticas: artesanato, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, bandas filarmônicas, dança, literatura, música e patrimônio material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário