Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

EDUCAÇÃO/RN: ESTADO OFERTA 295 MIL VAGAS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

 
Matrículas para novos estudantes serão realizadas a partir de 30 de janeiro. Até agora 75 mil matrículas foram processadas

O Rio Grande do Norte irá ofertar 295 mil vagas para o ano letivo de 2023, 3 mil a mais do que em 2022.  O período escolar  terá início no dia 13 de fevereiro e o período de renovação de matrícula, além de transferências voluntárias, já está em andamento até o dia 20 deste mês.  As matrículas para novos estudantes serão realizadas a partir do dia 30 de janeiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEEC-RN), cerca de 75 mil matrículas já foram processadas, a 10 dias do término do prazo. Ainda de acordo com a secretaria, o período de matrículas começou no dia 21 de novembro do ano passado, aberta a princípio para estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O período oficial segue aberto até o dia 5 de fevereiro. Após este prazo, mesmo fora do cronograma, será possível realizar matrícula na rede estadual de educação. Além disso, em todas as regiões, as escolas estaduais realizam o processo de renovação de veteranos.

Estudantes que desejam ingressar na rede estadual podem fazer a solicitação da vaga através do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), mas caso a família não tenha acesso à internet ou esteja impossibilitada de solicitar a vaga on-line, os responsáveis podem ir até a escola solicitar a vaga pessoalmente e fazer a matrícula. Contudo, alunos egressos da rede municipal podem solicitar transferência tanto pelo sistema, quando na secretaria de sua respectiva escola dentro do prazo.Para realizar a matrícula pelo SIGEduc é preciso acessar sigeduc.rn.gov.br/matricula. Quanto à documentação, é necessário o CPF do estudante, além de RG, CPF e comprovante de residência do responsável. No portal é possível inscrever-se como novo estudante, consultar solicitação de vaga, cancelar solicitação, verificar o resultados e conferir a lista de escolas com matrícula on-line. As três primeiras opções só estarão disponíveis a partir do dia 30 de janeiro, quando começa a inscrição para novos alunos de fora da rede estadual.

A Escola Estadual Floriano Cavalcante, o Floca, em Capim Macio, ofertará para o ano letivo de 2023 1.180 vagas para ensinos fundamental e médio, a partir do 6º ano. De acordo com a diretora do local, Ohara Pacheco, a novidade deste ano é que a escola incluiu mais duas séries no seu currículo, aumentando o número de vagas em comparação com 2022. São 210 vagas para ensino fundamental, 600 de ensino médio e 160 de ensino profissionalizante. “Agora nós estamos ampliando o ensino fundamental para sextos, sétimos, oitavos, nonos e ensino médio que já é de praxe para o estado”, explica a diretora, Ohara Pacheco. As novas turmas foram abertas para o turno da manhã. Já o ensino médio regular tem 12 turmas pela manhã e 3 durante a tarde, cada uma com cerca de 40 alunos. O período para renovação de matricula no Floca se estende até o dia 21 deste mês.  O número de vagas concedidas para transferência deve ser divulgado no próximo dia 24. Na Escola Estadual Padre Miguelino, no Alecrim, secretaria do local, informou que serão ofertadas 1.400 vagas de ensino médio e Educação de Jovens Adultos (EJA), que funciona no turno da noite. O processo de matrícula segue o mesmo das demais instituições. A TN procurou contato com a diretora do local, que estava em reunião. A reportagem também tentou contato com o Colégio Estadual do Atheneu Norte Riograndense, mas o novo diretor do local também estava em reunião.

Integral
Na Escola Estadual Winston Churchill, que atua em tempo integral, serão disponibilizadas 515 vagas. De acordo com o diretor, Fernando Júnior, o número de ofertas é abaixo das demais escolas estaduais pela modalidade de ensino, que demanda uma maior estrutura curricular e um corpo profissional mais denso. Por isso, o número é limitado. É possível fazer a renovação de matrícula até o dia 21 e solicitar transferência por interesse próprio e transferência automática até o dia 20. 

Para matrículas, o processo acontece de maneira diferente, pois o prazo de solicitação aconteceu até o dia 31 de dezembro de 2022. Por isso, desde o dia 3 deste mês, a escola realiza chamada dos alunos que solicitaram vagas. Hoje (11) acontece a divulgação da segunda chamada de vagas concedidas no ensino médio integral. A próxima chamada acontece dia 18 e de vagas concedidas por transferência, no dia 24. “Enquanto nas escolas regulares a matrícula praticamente não se encerrou, as matrículas para o tempo integral, a primeira chamada foi até 31 de dezembro, aí deu uma pausa na solicitação, as escolas estão recebendo as efetivações para abrir outra chamada”, explica o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário