Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 15 de janeiro de 2023

MUNDO: ACIDENTE DE AVIÃO NO NEPAL DEIXA PELO MENOS 67 PESSOAS MORTAS

 

Pelo menos 67 pessoas morreram este domingo (15) no Nepal quando um avião em que viajavam 72 pessoas caiu, informou a companhia aérea Yeti Airlines. Um vídeo mostra a aeronave segundos antes de se chocar com o solo. Uma autoridade local disse que “alguns” sobreviventes foram levados para um hospital, embora isso ainda não tenha sido confirmado pela Yeti Airlines, que operava o voo procedente de Kathmandu, capital do Nepal. Havia 68 passageiros e 4 tripulantes no voo. Entre os passageiros do voo encontram-se 15 estrangeiros: cinco cidadãos indianos, quatro russos, dois coreanos, um argentino, um australiano, um irlandês e um francês, disse ainda o porta-voz. O avião caiu entre os aeroportos doméstico e internacional de Pokhara, no centro do país, pouco antes das 11h, hora local (2h, no horário de Brasília). 

O Aeroporto Internacional de Pokhara, inaugurado em 1º de janeiro, deve substituir gradativamente o antigo, que remonta a 1958. A cidade é um importante ponto de trânsito para peregrinos e montanhistas estrangeiros. Após o acidente, os socorristas examinavam os restos do aparelho, um ATR-72 movido por dois motores turboélice. A área estava repleta do que pareciam ser destroços de aeronaves, incluindo assentos. Num vídeo compartilhado nas redes sociais, dezenas de pessoas podiam ser vistas à volta de uma grande fogueira, que exalava uma espessa fumaça negra no fundo de uma ravina. Alguns tentaram apagar as chamas jogando água. A AFP não conseguiu autenticar imediatamente a veracidade dessas imagens. 

A indústria aeronáutica do Nepal cresceu muito nos últimos anos, tanto no transporte de mercadorias como de pessoas. O transporte de turistas, principalmente peregrinos e montanhistas estrangeiros, também cresceu. No entanto, devido à falta de treinamento da equipe e problemas de manutenção, as empresas geralmente sofrem com problemas de segurança. A União Europeia, portanto, proibiu todas as transportadoras nepalesas de entrar em seu espaço aéreo. O país do Himalaia também possui algumas das trilhas mais remotas e complicadas do mundo, ladeadas por picos cobertos de neve que tornam a abordagem desafiadora até mesmo para pilotos experientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário