Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

CONSÓRCIO DE SAÚDE DO SERIDÓ É INSTALADO POR PREFEITURAS E GOVERNO DO RN

 
Os consórcios interfederativos são um modelo de gestão do sistema de saúde pública

O primeiro consórcio interfederativo de saúde do Rio Grande do Norte foi instalado na manhã desta quarta-feira (08), em Caicó. Em assembleia-geral com a presença da governadora Fátima Bezerra, do secretário Cipriano Maia e do presidente da Federação dos Municípios, Luciano Santos, os prefeitos Judas Tadeu Alves dos Santos (Caicó) e Odon Júnior (Currais Novos) foram eleitos presidente e vice do consórcio para o exercício de 2023. O próximo passo será colocar em funcionamento a Policlínica Regional do Seridó, que já está com obra finalizada e em fase final de estruturação de seus equipamentos. Os consórcios interfederativos são um modelo de gestão do sistema de saúde pública no qual um grupo de municípios se unem com o Estado para prestar assistência à população, com o objetivo de reduzir gastos e ampliar o leque de serviços de média e alta complexidade. Outro objetivo é a redução da necessidade de deslocamento de pacientes para outros centros, como Natal.

Nesta primeira fase serão oferecidos serviços de psiquiatria, oftalmologia, cardiologia, neurologia, neuropediatria, endocrinologia, reumatologia, cirurgia vascular, angiologia, nutrição, psicologia e fisioterapia, além dos exames de ecocardiograma,Holter, MAPA e ultrassonografia com Doppler Venoso. Serão beneficiados mais de 300 mil usuários do SUS de municípios da 4ª Região de Saúde, em todo o Seridó. Pela proposta, o Estado arcará com 40% do custeio da unidade de saúde e os municípios com os 60% restantes.

Sobre os Consórcios Interfederativos
A denominação de cada consórcio contemplará a identificação da região a que se refere, podendo ou não reunir todos os municípios das tradicionais regiões de saúde do Rio Grande do Norte. Os Consórcios Interfederativos de Saúde no Rio Grande do Norte foram instituídos pela Lei nº 10.798/2020, proposta pela administração estadual. Além dos já citados, participaram os prefeitos Joaquim de Medeirinho, de Cruzeta; Gilson Dantas, de Carnaúba dos Dantas; Odon Júnior, de Currais Novos; José Morgânio, de Ipueira; Amazan, de Jardim do Seridó; Iogo Queiroz, de Jucurutu; Genilson Maia, de São Fernando; Jackson Dantas, de São José do Seridó; Anibal Pereira, de São João do Sabugi e Sérgio Fernandes, de Serra Negra do Norte. 

Também paticiparam do dispositivo Lyane Ramalho, secretária estadual adjunta da Saúde Pública; Ivanildo da Costa Filho, presidente da Câmara de Caicó; Luciano Santos, prefeito de Lagoa Nova e presidente da Femurn; Ivanildinho Albuquerque, prefeito de Timbaúba dos Batistas e presidente da Associação dos Municípios do Seridó; João Fernandes, procurador do estado representando o núcleo Caicó; Dr. George Dantas de Azevedo, diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário