Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

UFRN: METRÓPOLE DIGITAL ABRE 40 VAGAS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM BIOINFORMÁTICA

 

O Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPg-Bioinfo), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), está com processos seletivos abertos para mestrado e doutorado. Além das vagas tradicionais para ingresso nos cursos de pós-graduação, a seleção também contempla oportunidades para pesquisadores de empresas – profissionais, contratados ou autônomos, que atuam com biotecnologia ou TI. O processo seletivo contempla quatro editais diferentes, os quais, juntos, somam 40 vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFRN até o 23 de fevereiro – exceto para o mestrado convencional, cujo período de inscrição segue aberto até o dia 11 do próximo mês.

Do total de vagas ofertadas, 12 são reservadas para ações afirmativas (candidatos pretos, pardos ou indígenas) e quatro são para pessoas com deficiência. Já as oportunidades para pesquisadores de empresas – regidas pelos editais nº 02/2023 (mestrado) e nº 04/2023 (doutorado) – destinam-se a pessoas que atuam com vínculo empregatício (CLT) e profissionais que desempenham trabalhos autônomos, avulsos, voluntários ou temporários na área tecnológica. Por sua vez, as vagas convencionais para mestrado e doutorado do PPg-Bioinfo são regidas pelos editais nºs 01/2023 e 03/2023, respectivamente.

Processo seletivo
Os processos de seleção estão previstos para acontecer no mês de fevereiro, conforme cronograma de cada edital, e poderão consistir, a depender do certame, de prova escrita, avaliação de projetos e de desempenho acadêmico e banca de heteroidentificação (quando aplicável).

A prova escrita ocorrerá no auditório do Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME/IMD) e abordará temas divididos em duas categorias: ciências da vida e ciência da computação. A lista completa dos assuntos está disponível no Anexo IV do respectivo edital. Os resultados estão previstos para ser divulgados a partir de março deste ano, nas páginas do SIGAA. Uma vez selecionados, os candidatos aprovados poderão matricular-se no mesmo mês em que ocorrer a publicação dos resultados finais.

PPg-Bioinfo
Com destaque nacional e produções acadêmicas de nível internacional, a pós-graduação em bioinformática do IMD foi avaliada, no último quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com nota 5 – resultado atribuído a cursos com alcance nacional.

O programa conta com o objetivo de desenvolver projetos científicos de excelência e, para isso, oferece formações pensadas tanto para a atuação acadêmica como corporativa. Hoje, o programa também abrange três linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Produtos e Processos, Genômica e Biologia de Sistemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário