Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 22 de março de 2023

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ DESEJA VER NO MUNDO

 

Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, para levantar debates e discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento.

Instituída pela ONU, na Rio 92, com o objetivo de debater a importância da preservação e da oferta igualitária do recurso natural, a campanha 2023 busca a sensibilização por meio da fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água no próprio bico. 

Acesso 
Uma questão a ser levada em conta é que 97,5% da água do planeta está nos oceanos, portanto, águas salgadas, que para serem utilizadas para consumo necessitam da dessalinização, um processo físico-químico que retira o excesso de sais minerais, micro-organismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra.

Já 2,5% da água doce do planeta está em geleiras, rios, lagos e águas subterrâneas e somente 0,3% em locais de fácil acesso. Sabendo que a água é uma necessidade básica não só para os seres humanos, mas também para toda a vida na Terra, aumentar os esforços para preservá-la é fundamental para que todos possam usufruir dela no futuro.

Dicas para economizar água 
Diminua o tempo no banho: tente limitar o tempo no chuveiro de 5 a 10 minutos. 

Deixe a torneira fechada: não deixe a torneira aberta desnecessariamente enquanto escova os dentes ou lava a louça.

Evite o uso de mangueiras: o gasto elevado de água das mangueiras é desnecessário para uma limpeza eficiente da calçada ou do carro. 

Descargas econômicas: descargas com caixa acoplada são mais econômicas que as tradicionais. Existem também as de duplo acionamento, que usam de 3 a 6 litros, dependendo do botão pressionado. 

Uso consciente da máquina de lavar roupas: tente usar sua máquina de lavar apenas na capacidade máxima. Este eletrodoméstico gasta muita água para usá-lo com pouca roupa por vez.

Vazamentos: verifique vazamentos em registros e canos e feche bem as torneiras. 

Evite desperdícios na piscina: se você tem piscina na sua casa, utilizar uma capa evita com que a água evapore e você tenha que completá-la com frequência.

Reuso da água: há diversas possibilidades de reaproveitar a água de uso doméstico. A água da máquina de lavar é uma ótima opção para lavar o quintal e a calçada. Se você tem aquário, utilize a água da troca para regar as plantas.Aproveite a água da chuva: vale desde sistemas elaborados de captação até usar baldes no quintal. A água da chuva pode ser útil para lavar o quintal e o carro ou regar as plantas.

Faça a sua parte. Compartilhe e Preserve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário