Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 4 de março de 2023

PRIMEIRA ETAPA DO REVALIDA 2023 SERÁ APLICADA NESTE DOMINGO (5)

 

A primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/1 ocorrerá neste domingo (5) em oito capitais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Ao todo, são 10.057 inscritos.  Essa etapa do Exame é composta pela avaliação escrita, com a aplicação de duas provas — uma objetiva e outra discursiva —, que ocorrerão pela manhã e pela tarde, respectivamente. 

Para o primeiro turno de aplicação, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 7 h (horário de Brasília) e fechados às 7h45. A prova desse período começará às 8h e terminará às 13 h. Já o turno da tarde terá os portões liberados às 14h30 e serão fechados às 15h15. Os participantes deverão iniciar as provas às 15h30 e devem concluí-las até as 19h30. Vale lembrar que os participantes que solicitarem tempo adicional e tiveram o pedido deferido terão uma hora a mais, em cada turno, para concluir as provas. 

Cartão de confirmação – as informações referentes aos horários e locais de aplicação estão no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Sistema Revalida. Além disso, também podem ser conferidos, no cartão, o número de inscrição no Revalida, detalhes sobre o atendimento especializado e o tratamento pelo nome social, caso solicitados e aprovados.   Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), recomenda que o participante leve o cartão de confirmação no dia do Exame.

Declaração de comparecimento — o participante que precisar comprovar a participação no Exame pode imprimir a Declaração de Comparecimento, também disponível no Sistema Revalida. O documento deve ser apresentado ao chefe de sala nos dois turnos de aplicação.  

Documentação – para que o participante acesse a sala de prova, é obrigatória a apresentação da via original do documento oficial de identificação com foto, como cédulas de identidade. As opções autorizadas devem ser consultadas no edital do Exame.  

Material – a prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O participante que solicitar atendimento especializado para transtorno do espectro autista poderá utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida, para uso exclusivo em marcações em seu Caderno de Questões. 

Revalida – aplicado pelo Inep desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. É composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva). O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar de ser aplicado pelo Inep, o ato de apostilamento da revalidação do diploma é uma atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida. 

Revalida – o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O Exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep  

Nenhum comentário:

Postar um comentário