Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 7 de março de 2023

SAQUES DE ‘DINHEIRO ESQUECIDO’ COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA (7)

 

A partir desta terça-feira, dia 7 de março, os saques dos ‘valores esquecidos‘ em bancos poderão ser feitos. O Banco Central disponibilizou um site para consulta e resgate desses valores, que voltou a funcionar em 28 de fevereiro. Por meio do site, o cidadão pode consultar pelo CPF se possui algum valor esquecido em alguma instituição financeira. Caso haja algo a receber, o cidadão poderá solicitar a devolução do dinheiro e a instituição ‘devedora’ deverá fazer a transferência na chave Pix / conta informada no momento da solicitação.

Para solicitar a devolução, é necessário fazer o cadastro no site com o login Gov.br e possuir um cadastro nível prata ou ouro. O sistema é gratuito e não requer agendamento, facilitando o acesso e a guarda das informações. A consulta pode ser feita no site Valores a Receber (SVR), administrado pelo Banco Central. As melhorias no Sistema de Valores a Receber (SVR) foram desenvolvidas para ampliar a experiência do usuário. Entre as novidades estão a inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, sala de espera virtual, consulta a valores de pessoa falecida e mais transparência para quem possui conta conjunta.

A segunda fase do programa tem cerca de R$ 6 bilhões a serem devolvidos para 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas, mesmo para aqueles que tenham resgatado algo na primeira fase em março e abril de 2022. É importante ficar atento a possíveis golpes. Todos os serviços do Valores a Receber são gratuitos e o Banco Central não envia links nem entra em contato para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber pode contatar o cidadão. Nunca forneça senhas, pois ninguém está autorizado a pedir sua senha.

Os valores a receber são referentes a:

  • contas corrente ou poupança encerradas com saldo disponível;
  • cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito;
  • recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados;
  • tarifas cobradas indevidamente;
  • parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas.

Nesta nova fase, também foram incluídas as seguintes consultas:

  • contas de pagamento pré ou pós-paga encerradas com saldo disponível;
  • contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas com saldo disponível; e
  • outros recursos disponíveis nas instituições para devolução.

Passo-a-passo da consulta e como sacar dinheiro esquecido em bancos

1.  Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;

2.  Use seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa para consultar se você tem valores a receber;

3.  Caso positivo, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar

4.  Se você ainda não tiver login Gov.br, faça seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (Google Play e App Store). Você vai precisar de um cadastro Gov.br nível prata ou ouro para solicitar os recursos. Não será possível acessar o sistema com login Registrato;

5.  Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br e use seu login Gov.br para acessar o sistema, saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário