Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 20 de abril de 2023

MAIS MÉDICOS: PROGRAMA DISPONIBILIZA 74 VAGAS PARA 28 MUNICÍPIOS DO RN

 

Buscando aumentar a presença de médicos nos municípios distantes e em periferias das cidades, o ministério da saúde publicou um edital que disponibiliza 74 vagas para profissionais da saúde em 28 municípios do Rio Grande do Norte. As vagas dizem respeito ao programa Mais Médicos para o Brasil, que oferece 6.252 vagas no total para todo o país.

Essa é a primeira etapa da retomada do projeto, no qual os gestores das prefeituras autorizadas a participar do programa devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total disponibilizado pelo edital. Somente em um novo chamamento é que os médicos terão sua vez de se inscreverem para a seleção. "Nesse momento, o foco está em garantir a presença de médicos brasileiros no Mais Médicos, um incentivo aos profissionais do nosso país. Se não houver quantitativo, teremos a opção de médicos brasileiros formados no exterior. E, se ainda assim não tivermos os profissionais, optaremos por médicos estrangeiros. O nosso objetivo não é saber a nacionalidade do médico, mas a nacionalidade do paciente, que é um brasileiro que precisa de saúde”, apontou o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva.

*Confira os municípios elegíveis e a quantidade de vagas disponibilizadas:
- Acari - 2
- Assu - 2
- Alexandria - 1
- Apodi - 1
- Canguaretama - 1
- Caraúbas - 2]
- Doutor Severiano - 1
- Extremoz - 1
- Ipanguaçu - 2
- Januário Cicco - 1
- Jardim de Piranhas - 1
- José da Penha - 1]
- Lagoa de Velhos - 1
- Lajes - 1
- Macaíba - 5
- Monte Alegre - 1
- Mossoró - 3
- Natal - 32
- Nova Cruz - 6
- Pureza - 1
- Rafael Fernandes - 1
- Riacho de Santana - 1
- Santana do Matos - 1
- São Francisco do Oeste - 1
- São Miguel - 1
- São Miguel do Gostoso - 1
- Serra do Mel - 1
- Touros - 1

Expansão
As vagas disponíveis tem como objetivo repor profissionais nas localidades que deixaram de ser atendidas nos últimos anos e expandir a atuação em regiões que sofrem com fixação de profissionais na atenção primária. Elas serão as primeiras, de um total de 15 mil novas vagas que serão abertas até o final do ano, fazendo com que o programa tenha mais de 28 mil médicos em atuação no Brasil. O reforço no atendimento às Unidades Básicas de Saúde é uma importante medida, pois a atenção primária é responsável pelo acompanhamento da situação de saúde da população, prevenção e redução de agravos.

Buscando focar nas regiões que mais precisam de reforço na saúde, o Mais Médicos utiliza critérios na distribuição das vagas como situação de vulnerabilidade social, maior dependência do SUS para o acesso da população à saúde e a dificuldade de provimento de profissionais. No edital atual, 47% das vagas foram disponibilizadas para as regiões classificadas como de alta vulnerabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário