Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 3 de maio de 2023

GOVERNO DO ESTADO DO RN ATRASA PAGAMENTO DE PLANTÕES MÉDICOS

 

Os médicos que atuam na rede estadual de saúde do Rio Grande do Norte por meio de contrato com a Cooperativa Médica do RN (Coopmed-RN) não recebem o pagamento dos plantões desde novembro do ano passado.  O atraso ocorre porque o Governo não tem repassado os valores à Cooperativa.  A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) confirmou o débito e, sem dar mais detalhes sobre a questão, disse que está “em fase de negociação com a Coopmed”.  Nem a pasta nem a Cooperativa divulgaram o valor pendente. De acordo com a Cooperativa Médica, “os atrasos são desde novembro de 2022, envolvem todos os contratos entre Coopmed e o Governo do Estado” e atingem os serviços ofertados na capital e no interior. “O próprio Governo fala em um calendário de pagamento, mas nós, até o momento, não obtivemos uma informação precisa”, explicou a Cooperativa. A TRIBUNA DO NORTE conversou com uma pessoa que atua em um dos hospitais da rede estadual de saúde localizado em Natal sobre os atrasos.

A fonte explicou, na condição de anonimato, que de acordo com as condições contratuais feitas com a Coopmed, o repasse dos plantões é feito três meses após o período trabalhado. Em maio, portanto, os médicos deveriam receber os valores referentes a fevereiro último. “Na época da pandemia, quando houve uma escala emergencial, a gente recebia praticamente dentro do mês. Com a redução dos casos de covid-19, os pagamentos começaram a mudar”, diz a fonte. “A princípio, eram quitados dentro dos três meses, mas os atrasos se tornaram frequentes quando os contratos emergenciais acabaram. Agora, já se passou o dobro do tempo previsto em contrato e não recebemos”, complementou. Segundo a fonte, a expectativa seria de que o mês de novembro fosse pago hoje (3). “A Coopmed comunicou que o Estado tinha iniciado, entre a quinta e a sexta-feira passada, o pagamento de algumas escalas, com os repasses à Cooperativa. Como precisa de 48 horas úteis para que a Coopmed faça o pagamento ao cooperado, nossa expectativa é de receber nesta quarta-feira o mês de novembro”. A Coopmed informou, no entanto, que o Governo do Estado tem prometido o depósito correspondente aos valores atrasados, mas a quitação dos débitos, de fato, até agora não ocorreu. “Todo dia o Governo fala que enviou uma ordem de pagamento e o dinheiro nunca cai na conta da Coopmed”, revelou a Cooperativa.

Enquanto o pagamento dos plantões não é feito, os profissionais seguem sem saber ao certo como pressionar o Governo a colocar em dia os valores atrasados. “Muitos desses médicos atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). E aí, como é que para de prestar atendimento a um paciente que está numa UTI? É algo inviável”, relata a fonte ouvida pela TRIBUNA DO NORTE. No início de abril, a Coopmed emitiu um comunicado afirmando que havia a previsão de receber o repasse do Governo do Estado no dia 25 do mesmo mês.  No dia 26 (última quarta-feira), a Cooperativa soltou um novo comunicado, informando da perspectiva de receber os valores na sexta-feira (28), o que não aconteceu. A TN procurou a Sesap para questionar qual a soma dos valores em atraso e se há previsão de pagar os plantões à Cooperativa. A pasta, embora tenha confirmado a falta de pagamento, não respondeu aos demais questionamentos feitos pela reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário