Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 10 de maio de 2023

TJRN PROMOVE IX SEMANA ESTADUAL DE ADOÇÃO; ABERTURA ACONTECE NA SEGUNDA-FEIRA (22/5)

 

Toda a rede de atenção à criança e ao adolescente, além da sociedade civil, está sendo convocada para participar da Semana Estadual da Adoção, evento que em 2023 chega a sua nona edição, organizado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça do RN. A abertura oficial será no 22 de maio, uma segunda-feira, às 9h, no auditório do TJRN, e contará com a participação de famílias, autoridades do sistema de justiça, representantes de instituições, simpatizantes da causa, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos. Um dos destaques é a “Busca Ativa”, serviço oferecido aos adotantes, disponível no Sistema Nacional de Adoção no site do CNJ, espaço voltado à aproximação com crianças e adolescentes, legalmente, aptas à adoção.

Nesta edição, intitulada “O Amor diz Sim", o foco está voltado para a sensibilização da sociedade para a adoção de crianças e de adolescentes, especialmente aqueles que se enquadram nas “adoções necessárias”, que envolvem casos de crianças com mais de dois anos, grupos de irmãos, portadores de deficiência, adoecimento crônico ou inter-racial, por exemplo. Crianças e adolescentes com perfis estão entre os menos procurados pelos pretendentes e que, por essa razão, possuem menos chances de serem adotados. "Nesta nona edição, a nossa expectativa é a melhor possível. Estamos envolvendo mais órgãos nessa ação e a própria sociedade civil organizada. Todo sistema está se voltando para o tema nessa semana dedicada à adoção. Buscamos, assim, conseguir quebrar preconceitos, mitos e tornar o tema algo mais visível para a sociedade. Quanto mais se discute, maiores são os resultados”, diz o juiz José Dantas, Coordenador da Infância e Juventude do TJRN. Para participar da cerimônia de abertura, basta realizar inscrição a partir do link https://forms.gle/eXhCx4c8WUDkKxHt7A programação principal da IX Semana Estadual de Adoção acontece de 22 a 27 de maio em vários municípios do RN e conta com rodas de conversa, cursos preparatórios, audiências públicas, ações informativas e caminhada. Confira a programação completa no site www.tjrn.jus.br/semanadaadocao.

Busca Ativa
A atuação da CEIJ ganhou o reforço formal da ferramenta, definida como “Busca Ativa”, um dos tópicos importantes no calendário da Semana, este ano. O dispositivo foi instituído no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) pela Portaria nº 114/2022, do CNJ. Para o juiz José Dantas, a ferramenta pode auxiliar e estimular as adoções.

“Devido ainda aos preconceitos e mitos, essas crianças e adolescentes não têm muitas chances de adoção. Nessa busca ativa, medida adotada pelo Conselho Nacional de Justiça CNJ, existe uma ferramenta que inclui toda a história da criança, imagens e depoimentos. Quem acessa dentro do Sistema Nacional de Adoção no site do CNJ, vai ter esse acesso e consegue verificar crianças e adolescentes que desejam uma família. A busca ativa, portanto, dá mais visibilidade a essas pessoas”, explica o juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário