Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 1 de junho de 2023

ECONOMIA/RN: PROJETO DE MINERAÇÃO DE OURO EM CURRAIS NOVOS DEVE GERAR 2,9 MIL EMPREGOS NA IMPLANTAÇÃO

 

“Um sonho que hoje está se tornando realidade”, assim a governadora Fátima Bezerra definiu o lançamento da pedra fundamental que dá início à construção do projeto Aura Borborema, uma planta de exploração de ouro em Currais Novos, com investimento de R$ 500 milhões e geração de 2.900 empregos diretos e indiretos na implantação. "O que nos emociona é saber o que significa o início desse projeto de mineração: significa promover o desenvolvimento, trazendo aquilo que nosso povo mais precisa, que é geração de emprego, portanto mais cidadania e mais dignidade para o povo do Seridó e para o povo do Rio Grande do Norte", disse a governadora durante a solenidade.

O momento marca o início das obras de construção da mina sob o comando da empresa de origem canadense Aura Minerals, após aquisição do projeto Borborema antes comandada pela australiana Big River Gold. No Brasil desde 2016, a Aura também opera com 4 mil colaboradores em Honduras, México e Colômbia, minerando ouro, cobre e metais básicos. Em 2022 investiu U$ 100 milhões em suas atividades e atingiu U$ 66,5 milhões de lucro líquido. O projeto Borborema irá empregar 2.900 trabalhadores diretos e indiretos, na fase de construção, e até 6.000 na operação, prevista para iniciar no primeiro semestre de 2025. A expectativa é produzir 80 mil onças de ouro, situando a planta entre as maiores minas de ouro do país. O presidente da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa, parabenizou a governadora e reconheceu "a qualidade, transparência e objetividade" da equipe. "Pra nós é muito gratificante poder estar presentes e isso nos anima mais a poder, depois, aumentar os investimentos, então a parabenizo de coração", declarou. 

De acordo com o executivo, o projeto deverá se tornar exemplo no Brasil e no mundo pelo seu programa de ESG (responsabilidade socioambiental), com uma planta sustentável e com 100% de água utilizada oriunda de reuso. "Pela preocupação com a escassez de água aqui na região, nós só decidimos vir investir no estado depois que encontramos uma solução tecnológica que permite a gente não disputar água com a população. Pelo contrário. Em parceria com o Estado, vamos fazer o tratamento de esgoto e usar a água tratada na nossa companhia", explicou.

O dirigente também destacou o uso de energia proveniente de fontes renováveis e a prioridade para a contratação de mão-de-obra local, promovendo a capacitação e treinando a população para trabalhar na companhia, a exemplo do que foi feito em outras plantas. "Essa empresa está mostrando sinais da recuperação do setor mineral do Rio Grande do Norte", enfatizou o secretário de desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte, Jaime Calado. Para ele, o projeto é símbolo da retomada dos investimentos a partir do trabalho da equipe técnica do Estado. O secretário citou a política de incentivos fiscais, a criação da Câmara Setorial da Mineração e elaboração dos mapas de geologia e recursos minerais entre as ações que contribuem para o sucesso de novos empreendimentos na mineração potiguar.

Certificação de gemas
Após a solenidade da Aura Minerals, ainda em Currais Novos, a governadora visitou o Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN, onde conferiu o andamento das obras de instalação do novo Centro de Gemologia, que contará com desenvolvimento de pesquisa, certificação e valorização de gemas e joias no Rio Grande do Norte.

O equipamento vai ampliar conhecimentos e gerar riquezas no segmento das pedras preciosas e semipreciosas, certificando a autenticidade dos produtos para comercialização internacional. Estima-se que uma gema certificada pode quadruplicar de preço a depender do seu tipo, tamanho e grau de pureza. "Com essa certificação iremos agregar valor e com isso abrir as portas para exportar as nossas pedras para o mundo", disse a governadora. Fátima informou ainda que serão investidos R$ 3 milhões para aquisição de equipamentos para o Centro através de emendas parlamentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário