Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

RN TEM 127 CIDADES EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA PELA SECA, MAIOR NÚMERO DO NORDESTE

O Rio Grande do Norte tem 127 cidades em situação de emergência pela seca reconhecida pelo governo federal. O número, que representa 76% dos municípios do estado, é o maior do Nordeste e o segundo maior do país, ficando atrás apenas de Minas Gerais. Os dados são do Sistema Integrado de Operações Sobre Desastres, plataforma ligada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e foram consultados nesta quinta-feira (29). Os níveis de seca são divididas em: relativa, fraca, moderada, grave e extrema, segundo a Defesa Civil Nacional. 

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a seca extrema avançou no RN, passando de 19% do território em novembro para 47% em dezembro. Os municípios mais afetados, de acordo com a Defesa Civil Estadual, são os do Seridó potiguar e os das microrregiões Serra de São Miguel e Pau dos Ferros, conhecidas popularmente como Alto Oeste. Ao todo, segundo o órgão, são 30 municípios em seca extrema e 58 em seca grave. 

Operação Carro-pipa atua em 76 cidades
Para ajudar a combater esse cenário, o estado tem 76 cidades dentro da Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro. A previsão é que o número de cidades atendidas chegue a 81 nos próximos meses. Isso porque cinco municípios estão em fase de implementação: 

A Operação Carro-pipa, ativa no RN desde 1998, garante o abastecimento emergencial de água potável para municípios do semiárido afetados pela seca. No Rio Grande do Norte, segundo o Exército, a operação conta com 230 pipeiros responsáveis pela distribuição da água à população que vive em áreas em situação crítica por causa da crise hídrica. A operação, segundo a Defesa Civil do RN,cobre uma população estimada de 88 mil pessoasEm 2025, o Exército entregou, em média, 42 milhões de litros de água potável por mês no interior potiguar. 

Reservatórios estão com 36% da capacidade
O problema da seca também envolve os reservatórios de água do Rio Grande do Norte, que estão com 36% do volume total da capacidade, de acordo com o último levantamento do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). O grosso desse volume – 83,4% – está armazenado nas quatro maiores barragens: Armando Ribeiro (1,03 bilhão); Santa Cruz do Apodi (324,3 milhões); Umari (149,5 milhões) e Oiticica (110,3 milhões). Inaugurada em março do ano passado, Oiticica recebe água da transposição. A região mais crítica é o Seridó. Os açudes da região estão com menos de 10% da capacidade, como o Sabugi, em São João do Sabugi; o Traíras, em Passagem; e o Itans, em Caicó, que secou totalmente.

G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário