Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 8 de julho de 2026

OFICINA EM CAICÓ TRAÇA CAMINHOS PARA REESTRUTURAÇÃO DO POLO DA MODA NO RIO GRANDE DO NORTE


A iniciativa foi realizada pela Rota da Moda/DEFATO

Representantes do setor produtivo, instituições de ensino e órgãos governamentais reuniram-se nos dias 1 e 2 de julho de 2026 para a Oficina de Planejamento Estratégico para Reestruturação do Polo da Moda do Rio Grande do Norte, na cidade de Caicó/RN. A iniciativa foi realizada pela Rota da Moda, Rotas de Integração Nacional, Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e Governo do Brasil. O encontro buscou traçar metas para o desenvolvimento da cadeia têxtil e de confecções da região. O evento contou com o apoio da UFRN, SENAI, SEBRAE, IFRN, SINDIBONÉS, AMORN, Asconf, Casa do Artesão do Seridó e Centro de Tecnologia e Cultura. A organização e a facilitação dos trabalhos foram conduzidas por Viviane Ribeiro, do Ministério Público, em parceria com o IFRN. O SENAI atuou como instituição formadora no comitê de planejamento, com a apresentação de propostas para o setor.

De acordo com a instrutora do SENAI-RN, Larissa Vieira, a oficina integrou empresas, cooperativas e parceiros educacionais com o propósito de diagnosticar o cenário atual e propor as mudanças necessárias para o fortalecimento do arranjo produtivo regional. A programação começou na noite de quarta-feira (1º), no auditório do CERES da UFRN, com a abertura oficial e a realização de três painéis temáticos. A estilista e geógrafa Georgia Dantas, que comanda a marca autoral ‘gueorguia’, expôs as potencialidades da moda autoral potiguar, enquanto a professora de moda do IFRN Layla Mendes Sonkor abordou a inovação no design. O consultor Carlos Daniel encerrou as apresentações da noite com uma análise sobre a competitividade industrial baseada na experiência do Programa Pró-Sertão.

Na quinta-feira (2), as atividades foram transferidas para o bloco de artes do IFRN, onde ocorreu a parte prática do planejamento estratégico. Os participantes definiram o nome e o território de abrangência do polo, além de projetarem as metas de longo prazo por meio de uma análise de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Os trabalhos foram encerrados com a entrega de resultados práticos para o setor. O grupo consolidou uma carteira de projetos prioritários e definiu o comitê gestor responsável pela execução das propostas, oficializando a criação do comitê de moda do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário