Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 25 de setembro de 2026

GREVE DOS CORREIOS TERMINA APÓS DECISÃO DO TST; TRABALHADORES TERÃO REAJUSTE DE 4,09%

Os trabalhadores dos Correios aprovaram o fim da greve iniciada em 10 de setembro após o TST (Tribunal Superior do Trabalho) julgar o dissídio coletivo da categoria. Em São Paulo, a decisão foi tomada em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (24), e o sindicato orientou os funcionários a retomarem as atividades a partir das 22h. A notícia é do R7. A Seção Especializada em Dissídios Coletivos do TST considerou não abusiva a paralisação nacional e determinou o retorno imediato dos trabalhadores. O tribunal também definiu reajuste salarial de 4,09%, retroativo a 1º de agosto, data-base da categoria.

O processo foi apresentado pelos Correios, que pediram ao tribunal que a greve fosse considerada abusiva. A empresa alegava que as negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2026/2027 ainda estavam em andamento quando a paralisação foi iniciada e que os trabalhadores haviam descumprido regras estabelecidas em uma decisão liminar para garantir o funcionamento mínimo dos serviços.

Ao analisar o caso, a desembargadora Maria de Nazaré Rocha, relatora do dissídio coletivo, avaliou que houve diversas reuniões entre os Correios e os trabalhadores, com apresentação de propostas e contrapropostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário