Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE...


TEMPO
O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) completa hoje seu primeiro mês de administração. E, nesses 31 dias no cargo, não há como negar o avanço (?) e a melhora da Prefeitura com relação a coleta de lixo e a diminuição de buracos nas ruas. Mas, a cidade ainda está longe do que os natalenses esperam. Talvez, os 200 dias prometidos por Carlos como prazo suficiente para resolver os problemas de Natal, não sejam tanto tempo assim. A população vai cobrar.
CAMPANHA
Já há a expectativa para a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) no Rio Grande do Norte no início do mês de março. A petista vem ao RN para participar da reunião de governadores do Nordeste. Na ocasião, será inaugurada a primeira fase da Adutora do Alto Oeste. A presença da presidente no estado faz parte de sua estratégia rumo a reeleição, já que o PT tenta evitar a fuga de eleitores nordestinos.

CHANCE
Com Dilma Rousseff em terras potiguares, não haverá hora melhor para nossa bancada federal e para a governadora Rosalba Ciarlini cobrar os projetos prometidos para o RN. Com destaque, e certa urgência, para os linhões de transmissão de energia eólica.

TROCA
Ao saber que a presidente estará no RN em mais alguns dias, um leitor deste espaço não se conteve. “Vou dizer a Dilma que eu preferia pagar a energia do preço que estava, desde que a gasolina não tivesse aumento nenhum. Saí foi no prejuízo com essa troca”, disse. Este interino completou em seguida: mas o governo federal saiu no lucro.

OMISSÃO I
Em meio ao caos em que se transformou a saúde pública potiguar, ainda não há notícia de onde estão os, antes, combativos e defensores deputados estaduais do setor. Os parlamentares-médicos Antonio Jácome, Vivaldo Costa, Leonardo Nogueira e Getúlio Rego, este último líder do governo na Assembléia Legislativa, sempre se destacaram pelos posicionamentos favoráveis ao sistema de saúde, mas até agora continuam em silêncio na atual gestão.

OMISSÃO II
O posicionamento dos deputados oriundos da medicina já foi cobrado pelo presidente do Sindicato dos Médicos e da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira. A classe está insatisfeita com seus representantes históricos na luta política. O silêncio está incomodando.

ESQUECIDO

Aliás, mesmo em férias, Sherloquinho quer saber como anda o processo aberto pelo Conselho Regional de Medicina sobre a denúncia de prática de abordo que teria sido feito por Antonio Jácome???

ELEIÇÕES I
Está praticamente descartada a hipótese do deputado estadual Walter Alves se lançar como candidato do PMDB a qualquer cargo majoritário em 2014. Primeiro porque o ministro Garibaldi Alves Filho, pai do parlamentar, ainda não quer colocar o herdeiro em um desafio tão alto. Segundo, porque o próprio Waltinho tem consciência de que pode alçar voos importantes antes de desembarcar numa disputa imprevisível, como será a do próximo ano.

ELEIÇÕES II
Walter Alves é, sim, nome fortíssimo para chegar a Câmara Federal na próxima disputa. Mas, para isso, conta com a possibilidade do tio-primo Henrique Eduardo Alves entrar na disputa pela vaga de senador. Nos bastidores, já se comenta que a decisão, dos dois, já estaria tomada neste sentido.

ELEIÇÕES III
Confirmando-se a presença de Henrique Alves no jogo eleitoral pela cadeira do Senado, há a chance de não haver candidato a altura para disputar a vaga com o peemedebista. Este interino explica. Como membro da base de apoio a Rosalba, o deputado seria um nome natural e forte para ocupar o espaço na chapa majoritária. E, como provável presidente da Câmara dos Deputados, Henrique terá poder para impedir uma candidatura de Fátima Bezerra na chapa oposicionista potiguar. É esperar.

PRESSÃO
Após muita reclamação pública, os servidores terceirizados da Prefeitura devem receber os salários atrasados, ainda relativos a gestão Micarla de Sousa. Ontem, após protesto em frente ao Palácio Felipe Camarão, a secretária de Educação, Justina Iva, confirmou o pagamento da dívida junto as empresas terceirizadas na próxima terça-feira (05). É o fim de uma luta inglória de trabalhadores que estavam passando necessidades absurdas pela falta do dinheiro a que já tinham direito.

PERSEGUIÇÃO I
Representante do “Repórteres Sem Fronteiras” nas Américas entrou em contato com o jornalista e blogueiro Carlos Santos, reiterando apoio contra a avalanche de processos ou qualquer outra tentativa de asfixia profissional que vem sofrendo. Para quem não lembra, o blogueiro foi alvo de uma série de processos na Justiça oriundos do grupo político da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) em Mossoró. Carlos Santos chegou a receber 11 ações no mesmo dia.

PERSEGUIÇÃO II
Este interino foi informado que Carlos Santos ganhou recentemente ações criminais na esfera do Tribunal de Justiça e a expectativa é que essas vitórias sejam a reviravolta nas ações cíveis. O próprio jornalista revela em seu blog o contato de Benoît Hervieu, representante da ONG Repórteres Sem Fronteiras, entidade internacional, com sede em Paris, voltada para a defesa da liberdade de expressão e de imprensa.

TRABALHO
O ministro potiguar Garibaldi Alves Filho está disposto a colocar na pauta do governo a esperada reforma da previdência em 2013. Consciente de que há muitos problemas na lista de prioridades do país, o peemedebista vai fazer do seu jeito, devagar e sempre. “A agenda tem prioridade econômica, que vai continuar em primeiro lugar, mas eu espero que a reforma da previdência seja aprovada ainda na gestão de Dilma Rousseff”, disse. O Ministério da Previdência já dispõe de propostas sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário