Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

PERMANÊNCIA
Alguns ainda acham que a postura do PMDB em relação ao Governo Rosalba Ciarlini é de permanência e apoio incondicional. Engano. O partido prepara seu afastamento da atual gestão. Para ficar na base aliada, precisaria de pelo menos duas situações: Mudança de estilo e recuperação da confiança da população. Os dois casos são de dificuldade extrema.

CANDIDATURAS
PMDBistas já fazem conjecturas sobre candidaturas majoritárias em 2014. Sempre pela oposição. O ideal seria Garibaldi Filho candidato a governador, com Robinson Faria vice ou senador e Fátima Bezerra na vice ou no Senado. O problema é que o pai de Waltinho não quer nem ouvir falar em disputar eleição.

ROBINSON
Outra chapa traria Robinson Faria como candidato a governador, Henrique Alves para o Senado e o PT indicaria Fátima ou outro nome para vice. Há também possibilidade de Robinson ter como vice o filho de Garibaldi, Walter Alves. O problema é que Waltinho quer ser deputado federal.

HENRIQUE
Caso o presidente da Câmara, Henrique Alves, consiga uma mudança expressiva em sua imagem, seria candidato a governador, com Robinson Faria na condição de candidato ao Senado e o PT indicaria o vice.

WALTER
Hipótese não descartada pelo PMDB é ter Walter Alves candidato a governador, com o PT indicando o vice e Robinson Faria candidato a senador.

APOIO
Em todas as situações, desde que o vice-governador Robinson Faria esteja na chapa, esta receberia o apoio do prefeito de Natal Carlos Eduardo e da vice-prefeita Wilma de Faria. A ex-governadora, embora estimulada pela lembrança de seu nome para voltar ao Governo ou ser candidata ao Senado, aparenta ter lapso de racionalidade e será candidata a deputada federal.

ISOLAMENTO
A chapa da oposição, seja com Robinson, Waltinho ou Henrique na condição de candidato a governador, se fortalece não pelo nome em si, mas pela situação de isolamento a que submeterá o grupo da governadora Rosalba Ciarlini. Afinal, caso o PMDB deixe a base da Rosa, a gestão, que já não está bem, termina de se esfacelar. Se o PMDB realmente romper, haverá uma coalização de forças na oposição, que torna qualquer candidato forte pelo agrupamento.

OPOSIÇÃO
Robinson Faria é hoje o único candidato declarado a governador pela oposição. Se contar com o apoio do PMDB e da conseqüente frente partidária, tem tudo para ganhar a eleição. Sem isso, sua candidatura carece de musculatura interiorana e de palanque com respaldo eleitoral. Detalhe: A candidatura de Robinson também precisa da permanência do desgaste de Rosalba.

RECUPERAÇÃO
Caso a governadora Rosalba Ciarlini consiga se recuperar do desgaste acentuado, não perderá apoios políticos e sua candidatura a reeleição ganhará força novamente. Ou seja: O desempenho de Rosalba no Governo trará conseqüências compulsórias para seu futuro e para os rumos da oposição.

ENFRAQUECIDO
O atual presidente estadual do PP, Sérgio Andrade, deverá mesmo perder o comando da sigla. Além de não ter conseguido ser eleito vereador em Parnamirim, o PP Nacional foi abastecido com informações negativas a respeito da conduta do presidente em negociações políticas em Natal e no interior. A queda de Andrade é apenas uma questão de tempo.

UNICAT
A situação de desabastecimento da UNICAT é mais grave do que o próprio Governo possa imaginar. O pai de uma adolescente de 14 anos procurou a coluna para apelar por um medicamento que a filha toma para ‘doença de Wilson’, um problema no fígado, semelhante a Hepatite.

UNICAT II
O problema é que, se a menina não tomar o medicamento D. Penissilamina, o fígado simplesmente começa a se desmanchar e a criança pode até morrer. Mesmo diante da gravidade do caso, já faz 15 dias que a menina não toma o remédio porque está em falta na UNICAT. O pai está desesperado e a resposta é burocrática. Detalhe: O Estado é administrado por uma médica pediatra.

CALÇADÃO
O jornalista Ricardo Rosado, em seu blog (fatorrrh.com.br), postou o seguinte comentário: “A notícia de que um novo plano será apresentado na próxima semana para resolver o incrível, inacreditável e extraordinário problema do calçadão da praia de Ponta Negra é alvissareira, auspiciosa e encorajadora”.

CALÇADÃO II
Rosado conclui: “Há 8 meses que uma simples calçada destruída pelas marés rende uma profunda discussão técnica, artística, filosófica, estratégica, ideológica, religiosa, ecológica e sobrenatural. Até engordar o mar foi proposto antes de chamar um pedreiro e fazer um traço. Dá a impressão, certas vezes, que esse povo não tem o que fazer”.

INTERVENÇÃO
Servidores da Urbana questionam que a imagem é de uma empresa quebrada, sem dinheiro. Porém, segundo eles, o interventor recebe R$ 13 mil líquido para fazer picuinhas com funcionários e esquece de observar os contratos irregulares com as empresas terceirizadas. Há casos de empresa que estaria carregando areia como se fosse lixo, para pesar e receber indevidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário