Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

JUIZADO ITINERANTE VISITA COMARCA DE CAICÓ NOS DIAS 6 E 7 DE NOVEMBRO

O projeto de conciliação itinerante, uma iniciativa dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do RN, estará entre os dias 6 e 7 de novembro no município de Caicó, na região do Seridó. Até agora 850 audiências foram agendadas, além de outras três coletivas somente com demandas da TIM. Caicó contabiliza o maior número de ações contra a empresa de telefonia em todo o Estado.

Também chamado mutirão itinerante, o projeto consiste na realização de audiências de conciliação, todas realizadas no interior de um ônibus exclusivamente utilizado para as ações nos municípios. Para dar andamento ao projeto, o conciliador Cláudio Viana, acompanhado de dois estagiários, realizam o procedimento de mediação para, em seguida, se houver acordo, encaminhá-lo para homologação do juiz responsável. O processo é resolvido muitas vezes em questão de minutos.

O projeto piloto, na comarca de Monte Alegre, resultou em mais de 80% de acordos. Em Caicó, a equipe de conciliadores pretende empregar uma metodologia diferenciada, no intuito de melhorar ainda mais os índices.

São José do Mipibu
O mutirão itinerante dos Juizados Especiais também esteve em São José de Mipibu, onde atingiu a média de 70% de acordos nos processos analisados. Os processos agendados eram predominantemente de ações que envolviam demandas com bancos, planos de saúde, empresas de telefonia, entre outros. Os acordos formalizados resultaram em uma média de R$ 35 mil.

“Vinte por cento das pessoas que haviam agendado os processos faltaram à audiência. Pedimos que esses jurisdicionados não deixem de ir nas outras ocasiões em que visitaremos o município. Com a conciliação todos saem ganhando”, frisou o conciliador Cláudio Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário