Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

RN VAI RECEBER 22 MIL DOSES EXTRAS DA VACINA CONTRA O SARAMPO


José Aldenir / Agora RN
O Ministério da Saúde começou a enviar nesta semana 22.387 doses extras da vacina tríplice viral para o Rio Grande do Norte. A remessa vai garantir a dose extra contra o sarampo em todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias. Para todo o Brasil, serão destinadas 1,6 milhão de doses extras. Só para os 13 estados que estão em situação de surto ativo de sarampo, vão ser destinadas, 960.907 mil doses. Desse total, 56% já foi enviado para o estado de São Paulo, que concentra 99% dos casos e que acaba de registrar o 1º óbito pela doença neste ano.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Rio Grande do Norte registrou 3 casos confirmados de sarampo entre 1º de janeiro a 24 de agosto de 2019. Outros 12 casos notificados seguem em investigação no estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). “O Ministério da Saúde está trabalhando para encerrar essa transmissão do vírus do sarampo com a maior rapidez possível, e assim, recuperar o certificado de eliminação do sarampo no Brasil. Para isso, a pasta tem atuado de forma integrada com os estados e municípios, para intensificar as ações de cobertura vacinal na rotina, além das vacinações de reforço nas crianças, que é a faixa etária com maior risco para complicação em decorrência da doença, e de bloqueio”, ressaltou o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira.  

O envio de doses extras da vacina aos estados é uma resposta imediata do Governo Federal em decorrência do aumento de casos da doença em alguns estados. De acordo com o novo boletim epidemiológico da doença, o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 02 de junho a 24 de agosto de 2019, 2.331 casos confirmados de sarampo, em 13 estados: São Paulo (2.299), Rio de Janeiro (12), Pernambuco (5), Santa Catarina (4), Distrito Federal (3), Bahia (1), Paraná (1), Maranhão (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1), Goiás (1) e Piauí (1). Nesses dois últimos, os casos foram registrados em outros estados. O coeficiente de incidência da doença foi de 5% por 100.000 habitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário