Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

SINTE/RN COBRA DO GOVERNO CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES(AS)


Com a chegada de 2020 e a proximidade de um novo ano letivo, um grupo de professores e professoras aprovados(as) no concurso público de 2015 para os quadros da Rede Estadual têm pressionado o Governo em prol da convocação imediata. O SINTE/RN apoia a luta desses profissionais e tem participado de atividades a favor da convocação. Pela segunda vez em menos de sete dias, representantes do SINTE estiveram reunidos com um grupo de professores e professoras com o objetivo de cobrar respostas do Governo acerca da convocação de 884 profissionais aprovados no concurso público de 2015 para integrar o quadro de efetivos da Rede Estadual de Educação. A atividade aconteceu na manhã desta terça-feira, 07 de janeiro, em frente à Governadoria.

Na ocasião, a categoria levou faixas conclamando a chefe do Executivo Estadual a se posicionar acerca da convocação dos educadores e, apesar do grupo não ter sido recebido pela governadora, o grupo se reuniu com o secretário de Educação, Getúlio Marques. Nesse encontro, diferente do que foi dito na reunião anterior, quando o secretário condicionou o andamento do processo ao reajuste do piso salarial da categoria, o representante da pasta de Educação afirmou que o Governo do Estado trabalha com a perspectiva de que os 884 aprovados sejam convocados ainda em janeiro de 2020.

O SINTE entende que a convocação dos professores e professoras é necessária, uma vez que existe déficit de profissionais na Rede Estadual. Sobre isso, a diretora de Organização da Capital do Sindicato, Jucyana Myrna, afirma que a chegada desses novos docentes deverá sanar parcialmente essa questão. Para que haja maior celeridade na convocação, o Sindicato convida os profissionais aprovados no concurso para participar de uma atividade agendada para o dia 14 de janeiro (terça-feira). Na ocasião, representantes da entidade e professores(as) estarão concentrados em frente ao prédio da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), a partir das 9 h.

Retrospectiva
No dia 03 de janeiro (sexta-feira), uma comissão do Sindicato e de professores e professoras aprovados(as) no concurso público de 2015 se reuniu com o secretário estadual de Educação em busca de informações sobre a convocação dos profissionais que estava prometida para dezembro de 2019. Na ocasião, Getúlio Marques informou que o processo estava parado enquanto se definia a questão da correção do piso salarial. Anteriormente, em 19 de dezembro, por ocasião de audiência com o SINTE, o Secretário de Educação havia dito que todos os trâmites relativos à convocação do concurso de 2015 e pertinentes à SEEC, estavam realizados. Os passos seguintes, de acordo Getúlio Marques, englobavam: reunião com a Secretaria de Planejamento e posterior encaminhamento da documentação ao Gabinete Civil para assinatura e convocação dos aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário