BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 3 de abril de 2020

EM COMUNICADO, SINTE/RN DESACONSELHA REALIZAÇÃO DE AULAS VIRTUAIS NA REDE ESTADUAL

O SINTE/RN informa que permanecem suspensas todas as atividades presenciais nas escolas da Rede Estadual de Ensino até o dia 23 de abril. Nesse período, também não há qualquer necessidade de que professores realizem atividades de Ensino a Distância (EaD) e promovam “aulas virtuais” para seus alunos. Apesar da nota técnica emitida pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) no último dia 19 de março, afirmar que as atividades das equipes gestora, pedagógica e docente podem ser continuadas, de forma voluntária e solidária, por meio digital e no SIGEduc; e ainda que a Secretaria deseje incentivar o uso de recursos digitais nas comunicações entre professores e estudantes para que o processo de aprendizagem tenha continuidade, o SINTE chama atenção para a realidade social de muitos alunos que não têm acesso a um computador em casa ou mesmo internet e reforça que as aulas on-line não são contabilizadas como dias letivos. Assim, considerando o cenário, o Sindicato desaconselha a realização de atividades virtuais.

A suspensão das aulas na rede pública, bem como na rede privada, é uma das medidas temporárias de prevenção e isolamento social adotadas pelo Governo do RN com o objetivo de reduzir a propagação do novo coronavírus. Nesse momento difícil para o Brasil e o mundo, os órgãos gestores da educação devem colocar em prática os preceitos e princípios da gestão democrática para que, através do diálogo, sejam encontradas soluções adequadas e realistas com vistas a amenizar os prejuízos impostos pela crise sanitária às escolas. O SINTE reforça a necessidade das escolas se manterem fechadas, pois o distanciamento social tem se mostrado o método mais eficaz para evitar a contaminação pelo coronavírus. Questões relativas à reposição e calendário letivo somente serão redefinidas após o período de suspensão das atividades presenciais. Além disso, o Sindicato reforça que a greve na Rede Estadual de Ensino está mantida.

Nenhum comentário: