Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

CELPE-BRAS ABRIRÁ INSCRIÇÕES A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (31)

Inscrições para o Exame Celpe-Bras podem ser feitas até 18 de agosto – UFSM

As inscrições do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estarão abertas na próxima segunda-feira, 31 de agosto, a partir das 10h, pelo horário de Brasília. Os interessados devem preencher cadastro no Sistema Celpe-Bras e seguir as orientações do posto aplicador escolhido para se informar sobre a taxa de inscrição, que deverá ser paga até o dia 14 de setembro. O exame será aplicado nos dias 8, 9, 10 e 11 de dezembro, simultaneamente, em postos aplicadores no Brasil e no exterior. 

As vagas para cada posto aplicador são limitadas. A relação dos locais que aderiram à edição 2020 do Celpe-Bras e o limite de inscritos por posto também constam no anexo I do edital. Considerando a situação de pandemia e os procedimentos de prevenção à COVID-19, medidas de segurança sanitária deverão ser adotadas pelos postos aplicadores. A aplicação deverá obedecer às regras de distanciamento social entre os participantes, com a utilização de álcool em gel durante a aplicação e de máscara, inclusive pelo participante, que deverá comparecer ao local de provas portando pelo menos duas máscaras para proteção facial, caso a legislação vigente preveja a obrigatoriedade. 

No Brasil, o Celpe-Bras geralmente é exigido aos estrangeiros interessados em ingressar em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, como comprovação de proficiência na língua portuguesa. Além disso, o Celpe-Bras também é aceito em diversas empresas e instituições de ensino do país, inclusive em processos de naturalização. O exame considera aspectos textuais e, principalmente, aspectos discursivos: contexto, propósito e interlocutores envolvidos na interação. Não há uma data de validade para a certificação nem determinação quanto ao nível de proficiência exigido, ou seja, tanto o prazo de validade quanto o uso dos resultados do exame são determinados pelas instituições. Desse modo, é possível que uma universidade exija nível intermediário enquanto outra venha a requerer nível avançado para que um cidadão estrangeiro possa participar de programas de graduação ou pós-graduação. 

Taxa de inscrição – O custo do exame será estabelecido pelo posto aplicador. O valor máximo será de R$ 230,00 nos locais de prova do Brasil. Já nos postos aplicadores do exterior, o valor máximo, em moeda local, será o equivalente a US$ 115 (dólares americanos). 

Acesse o Sistema Celpe-Bras
Postos aplicadores no Brasil
Postos aplicadores no exterior
Acesse o Edital


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário