Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

EDUCAÇÃO SUPERIOR/BRASIL: COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA, 12, AS INSCRIÇÕES PARA A 1ª SELEÇÃO DO PROUNI DE 2021

 

Os interessados em disputar as mais de 162 mil bolsas ofertadas na primeira seleção de 2021 do Programa Universidade para Todos (Prouni) podem se inscrever, a partir desta terça-feira, 12, quando será aberto o sistema para as inscrições, na página do Prouni: 
http://prouniportal.mec.gov.br/. O prazo para se inscrever é até as 23h59 da sexta-feira, 15 de janeiro. O resultado da primeira chamada do Prouni será divulgado ainda neste mês, no dia 19 de janeiro.  
Para se inscrever é necessário inserir os dados do cadastro (login e senha) realizado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br). Se ainda não fez esse cadastro, ou fez, mas não lembra a senha, já pode providenciar o cadastro ou a recuperação da senha. 

Além da primeira chamada, o Prouni oferece outras duas oportunidades para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo: a segunda chamada, cujo resultado será divulgado em 1º de fevereiro, e a lista de espera.  Para participar da lista de espera, o candidato já inscrito nesta seleção do Prouni deve acessar a página de inscrição, nos dias 18 e 19 de janeiro, para manifestar o interesse em participar dessa última etapa do programa. O resultado da lista de espera será divulgado no dia 22 de fevereiro.  O cronograma completo pode ser consultado na página do Prouni, em cronograma:http://prouniportal.mec.gov.br/index.php/#cronograma 

Critérios 
O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.  Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. O candidato também precisa ter realizado a edição mais recente do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação. 

Como o calendário acadêmico de 2021 das instituições privadas de ensino superior devem começar já em fevereiro, o MEC está viabilizando o atual processo seletivo, que exigirá dos candidatos as notas do Enem realizado mais recente, que é o da edição de 2019. A seleção do Prouni para o 2º semestre de 2021 contemplará os estudantes que, tendo perfil para disputar uma bolsa do programa, poderão utilizar a nota do Enem de 2020. Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Essa condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública. As demais condições são: ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos. 

Consulta da oferta de bolsas 
O Ministério da Educação publicou, na semana passada, as informações sobre as vagas disponíveis para que os interessados em disputar uma bolsa pudessem consultar, com antecedência, as opções ofertadas para todo o país. A consulta das opções de oferta continua disponível na página do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/. A busca pode ser realizada por curso, instituição e município. Os quantitativos apresentados indicam o tipo de bolsa (integral e parcial), a modalidade do curso (presencial e a distância), além de turno e localidade do campus ou polo da instituição. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da SESU

Nenhum comentário:

Postar um comentário