Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

EM REUNIÃO COM SEEC, SINTE/RN DEFENDE O RETORNO DO ANO LETIVO DE FORMA SEGURA, COM AULAS REMOTAS

 

Na tarde dessa terça-feira (26/01), lideranças do SINTE/RN participaram de uma reunião com o Secretário de Educação do RN, prof. Getúlio Marques, para tratar do retorno das aulas em 2021. O Sindicato mais uma vez ressaltou a necessidade da vacina para um retorno presencial seguro. O Secretário de Educação informou que a intenção do Governo do RN é retomar as aulas de forma híbrida, ou seja, com aulas presenciais e remotas, a partir de 1º de fevereiro. Os representantes do SINTE, em consonância com a categoria, demonstraram preocupação com a possibilidade do retorno presencial nesse momento, sem vacinação em massa e sem o estabelecimento de protocolo de biossegurança para as escolas. 

Assim, o Sindicato reafirmou a posição deliberada em Assembleia da categoria e defendeu o retorno em formato virtual, tendo em vista que são raras as escolas com condições de receber a comunidade escolar durante a pandemia da Covid-19. Para a coordenadora geral do SINTE, professora Fátima Cardoso, é desejo dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação que haja o retorno das aulas. Contudo, no momento atual, os professores e funcionários defendem que essa retomada aconteça de forma exclusivamente remota. Para a coordenadora do Sindicato, “ainda vivemos tempos difíceis e condições adversas e nesse cenário, é preciso manter os cuidados para diminuir o número de casos de Covid-19 e de mortes pela doença. Além disso, é preciso garantir a qualidade do aprendizado, além da segurança da comunidade escolar”.

Para o Sindicato, embora o Governo esteja referenciado em informações técnicas do comitê científico, falar de aulas presenciais mesmo que para apenas algumas escolas já a partir de fevereiro, ainda é arriscado. “Uma vez que existe o risco de aumento dos contágios e que muitas escolas ainda não prepararam a estrutura física para o retorno e não apresentam estrutura tecnológica para garantir o ensino híbrido de qualidade, somos contrários ao reinício presencial”, diz Fátima. O Sindicato solicitou que a Secretaria reveja a questão das aulas presenciais e comunicou à SEEC que o tema do retorno das aulas será debatido com a categoria em Assembleia da Rede Estadual. Por sua vez, o Secretário se comprometeu a consultar a Governadora nessa questão e afirmou que as decisões serão tomadas em benefício da comunidade escolar.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA REDE ESTADUAL ACONTECE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (29/01)
O SINTE/RN convoca os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação da Rede Estadual de Ensino para a 1ª Assembleia Geral Ordinária do ano. A atividade, que estava marcada para 03/02, foi antecipada e reagendada para o dia 29 de janeiro, às 14h.

A Campanha Salarial e Educacional 2021 integra a pauta da Assembleia. O resultado e a avaliação da reunião com a SEEC sobre o retorno das aulas também será debatido com a categoria.

Em formato remoto, a Assembleia será realizada na plataforma Zoom e as inscrições antecipadas são feitas pelo link >>> *** https://bit.ly/3qHZis2 ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário