Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

TRT-RN ALERTA PARA O CUIDADO COM A SAÚDE NA CAMPANHA 24 HORAS PELO DIABETES

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) está apoiando a campanha do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), neste mês de novembro, denominada 24 Horas Pelo Diabetes. A mobilização nacional tem o objetivo de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces da doença, bem como para adoção de medidas e comportamentos preventivos que podem ser incorporados à rotina de cada pessoa. Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose(açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, pode levar à morte.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. O CBO explica que diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular. Uma das manifestações que atinge os olhos é a chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão. As pessoas que sofrem com este quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm este diagnóstico.

No Rio Grande do Norte, o TRT-RN busca alertar magistrados, servidores, estagiários e jurisdicionado sobre a importância do cuidado com a saúde em ações de conscientização realizadas todos os anos. No último mês, aconteceu uma delas, a Semana da Saúde, que contou com a participação de médicos e especialistas, com transmissão pelo canal do Youtube da Escola JudicialA sede do TRT-RN, em Natal, já está iluminada de azul em alusão às campanhas 24 Horas Pelo Diabetes e novembro Azul, que trata da saúde do homem e da prevenção do câncer de próstata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário