Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 11 de maio de 2022

EXPOSIÇÃO “BORDADO DE CAICÓ” ACONTECE NO CRARN DA CIDADE DA CRIANÇA EM NATAL

 N
INICIATIVA É UMA PARCERIA ENTRE GOVERNO DO ESTADO E SEBRAE-RN, EXPOSIÇÃO PASSOU PELO RIO DE JANEIRO E AGORA CHEGA A NATAL. FOTO: VINI LEÃO

A exposição “Bordado de Caicó – 12 pontos, tradição, beleza e arte” abriu para convidados nesta terça-feira (10). A governadora Fátima Bezerra esteve presente à mostra, que se encontra no Centro de Referência do Artesanato do Rio Grande do Norte (CRARN), da Cidade da Criança, onde celebrou a parceria entre governo do estado e Sebrae-RN. A mostra já passou pelo Rio de Janeiro com sucesso, e agora se encontra em Natal. Da capital, parte para a Casa do Artesão do Seridó, em Caicó-RN. Produzido por artesãs de doze cidades do Seridó no Rio Grande do Norte – Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco – a tradição do bordado remonta ao século 19, vindo de Portugal ao interior do RN, mas que foi ganhando características próprias, identificado geograficamente também pela fauna e flora locais.

Quando senadora, a governadora Fátima Bezerra liderou o movimento para o fomento do artesanato no Brasil, criando a Frente Parlamentar Suprapartidária em defesa do artesão e da promoção do artesanato. “Essa iniciativa foi fundamental para que fosse aprovada a regulamentação da profissão do artesão”, afirma a governadora, lembrando também o Programa Estadual de Apoio ao Artesanato (Proarte) como uma importante ferramenta para a promoção do artesanato aqui no estado. Foi justamente através do Proarte, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), que o governo do estado abriu em março deste ano o Centro de Referência do Artesanato do Rio Grande do Norte, espaço que se encontra na Cidade da Criança. A iniciativa do governo do RN tem parceria com o Sebrae-RN, que cuida das ações relacionadas à capacitação, inovação e acesso a mercados.

A prática do artesanato tem relevante importância cultural e econômica no estado. O Rio Grande do Norte tem hoje 9.680 artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). A regulamentação da profissão institui políticas públicas para o setor e a carteira profissional para a categoria. Falando especificamente do bordado do Seridó, este recebeu, em 2020, o Signo de Indicação de Procedência, entregue pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O Signo foi solicitado há anos pelo Comitê Regional de Associações e Cooperativas Artesanais do Seridó (CRACAS). O Signo, que é um selo de qualidade, determina especificações para que o bordado possa ser considerado um bordado do Seridó. Entre elas está ser produzido em uma das doze cidades do Seridó e possuir doze pontos de bordado determinados: ponto cheio, Richelieu, matiz, costurado, rococó à máquina, aberto ou bainha, turco, rústico, quebra-agulha/espinho, crivo, granito, e o rococó (feito à mão).

A exposição “Bordado de Caicó – 12 pontos, tradição, beleza e arte” está aberta ao público do dia 11 de maio até o dia 11 de junho de 2022, no Centro de Referência do Artesanato (CRARN), dentro da Cidade da Criança, na Avenida Rodrigues Alves, Tirol. A entrada para a Cidade da Criança custa R$ 2 reais ao público geral. Estiveram presentes o vice-governador Antenor Roberto, as secretárias Iris Oliveira (SETHAS) e Maria Luiza Toneli (SEMJIDH), o diretor e diretor geral da FJA, Fábio Henrique e Crispiniano Neto, o representante do Proarte, Jocelito Martins e Cintia Maia, representando a AGN. Além de Itamar Manso, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Zeca Melo, superintendente do Sebrae, João Hélio, diretor técnico do Sebrae e Rangel Araújo, do Sebrae de Caicó, Iracema nogueira, presidente do CRACAS, Yure Dantas, estilista da coleção “Bonito para Chover”, Neivaldo Guedes, coordenador da Fiart, e Ariel Guerra, artista plástica participante da exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário