Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

EDUCAÇÃO BÁSICA: DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Comemora-se nesta quinta-feira (25) o Dia Nacional da Educação Infantil. A dia compõe o trio de datas comemorativas que fazem de agosto um mês mais do que importante para a educação. A primeira, no dia 7, quando se comemora o Dia Internacional da Educação; a segunda, no dia 11, quando se comemora o Dia do Estudante; e a terceira, hoje, que marca a valorização da educação infantil. O dia 25 de agosto foi escolhido em homenagem à médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, pois foi a data em que nasceu. Zilda dedicou sua vida ao trabalho assistencial para crianças.

A educação infantil corresponde à primeira etapa da educação básica. Essa modalidade de ensino atende crianças de zero a seis anos, ou seja, crianças que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e dessa forma, a educação infantil atua como um complemento da educação familiar. Pensando nisso, o Ministério da Educação trabalha continuamente em busca da promoção do ensino de qualidade para as crianças da educação infantil. A criação do programa Conta pra Mim, por exemplo, foi um marco para a literacia familiar, já que foi considerado o primeiro programa do segmento no Brasil. O Programa possui, atualmente, 44 livros, 18 vídeos de fábulas animadas e cantigas e já distribuiu mais de 30 mil kits para famílias brasileiras. Para conhecer mais sobre literacia familiar e ter acesso aos materiais do Conta pra Mim basta acessar: https://alfabetizacao.mec.gov.br/contapramim

O MEC investiu, também, na formação e no aperfeiçoamento dos professores da educação básica com a disponibilização de cursos gratuitos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec). Além disso, o Ministério priorizou o repasse de recursos para novos estabelecimentos e novas turmas de educação infantil em 2022. Os investimentos na educação infantil, realizados pelo programa Proinfância, até o momento, foram de R$ 110 milhões, além de 67 obras concluídas.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações do FNDE e Seaf

Nenhum comentário:

Postar um comentário