Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

TJRN: 1ª VARA DE CURRAIS NOVOS ABRE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

A 1ª Vara de Currais Novos abriu inscrições para preenchimento de uma vaga de estágio remunerado de pós-graduação em Direito e formação de cadastro de reserva até a 10ª colocação. O Edital nº 01/2024 foi publicado na edição do Diário de Justiça Eletrônico (DJe) do dia 9 de fevereiro.

As inscrições devem ser feitas a partir do e-mail cn1civ@tjrn.jus.br, no período de 19 a 28 de fevereiro, encerrando-se às 18h da data final.

Seleção

A primeira etapa do processo seletivo consistirá na realização de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 20 questões de múltipla escolha, sendo cinco sobre a Resolução 125/CNJ, cinco sobre a Lei

1. Preceito escrito, elaborado por órgão competente, em formato preestabelecido, mediante o qual as normas jurídicas são criadas, revogadas ou modificadas.

2. Conjunto de regras e princípios decorrentes dos costumes, tradições e convenções de uma determinada cultura que norteiam um modo de agir. Exemplo: leis de honra, leis da moda, código de conduta, lei da poética.

3. Regra categórica, de alcance geral e permanente, imposta a todos os indivíduos, sob pena de sanções.

4. Aquilo que se impõe ao homem por sua razão, deliberação de vontade, consciência ou por determinadas condições ou circunstâncias. Exemplo: leis da natureza.

5. Relações necessárias que decorrem da natureza das coisas ou da relação entre fenômenos (conceito de Monstesquieu). Exemplos: lei da gravidade, lei da oferta e da procura.

Fundamentação Legal:
Artigos 23, I; 59 a 69; 97 e 102, I, "a", da CF/1988.  nr. 13.140/2015 (Lei de Mediação) e dez de Processo Civil.

A avaliação será realizada no dia 20 de março, às 8h30, em local a ser confirmado, dependendo do número de inscritos, devendo o candidato comparecer ao local indicado com antecedência mínima de 30 minutos do início da prova. Na realização da prova não será permitida qualquer consulta doutrinária, legal ou jurisprudencial, sendo vedado o porte de livros, vade mecum, enunciados de súmulas ou outro tipo de material capaz de fornecer informações constantes no conteúdo programático.

A lista preliminar dos candidatos classificados nesta etapa será divulgada no DJe do dia 22 de março. Os 30 primeiros candidatos que compuserem a lista de aprovados serão convocados para a segunda etapa, a qual consistirá na análise curricular e na realização de entrevista, em que se analisará exclusivamente a aptidão do candidato para a vaga, conforme as demandas da unidade e o perfil acadêmico desejado, examinando-se, ainda, outras experiências acadêmicas ou profissionais constantes no currículo do candidato. Esta etapa da seleção ocorrerá no dia 9 de abril, às 08h30, em uma das salas do Fórum da Comarca de Currais Novos/RN, Av. Cel José Bezerra, 167, Centro,

Circunscrição territorial que delimita a jurisdição do magistrado, ou seja, define seu âmbito de atuação. O resultado final do processo seletivo, por sua vez, será divulgado no DJe do dia 19 de abril.

Condições
A carga horária do estágio é de seis horas diárias e 30 horas semanais. A jornada diária será exercida no turno da manhã ou tarde, compreendendo o horário das 8h às 14h ou 12h às 18h, só podendo ser modificada a critério do supervisor do estágio.

A duração do estágio é de um ano, prorrogável pelo mesmo período, desde que seja comprovado o vínculo com a entidade de ensino respectiva.

Confira aqui o edital completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário