Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 19 de março de 2024

AGRICULTURA FAMILIAR: RN LANÇA SAFRA 2024 DO ALGODÃO AGROECOLÓGICO

Este ano, o Projeto Algodão Agroecológico Potiguar completa quatro anos de existência. O lançamento da Safra/2024 aconteceu nesta terça-feira (19), no Mercado da Agricultura Familiar, localizado no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Sedraf/RN), a produção de mais de 400 toneladas em pluma e 170 mil quilos em rama na safra de 2023 conferiu ao estado o título de maior produtor de algodão orgânico certificado do Brasil. Segundo Alexandre Lima, secretário da Sedraf, o Projeto tem por objetivo central resgatar o cultivo de algodão em base agroecológica. “Esse algodão é todo produzido sem agrotóxico, sem veneno. E isso possibilita que as famílias produzam de forma sustentável”, ressalta.

O evento marca o início do calendário de cultivo, beneficiamento e comercialização do algodão agroecológico potiguar para a safra 2024/2025. Na última safra, o projeto contou com a participação de mais de 800 agricultores que cultivaram cerca de 750 hectares, em mais de 100 municípios. Como explica a Sedraf, as famílias que participam do programa já iniciam os plantios com a venda da produção garantida. “Existe um pré-contrato que garante que a família, ao plantar o algodão, já tenha toda a sua produção comercializada”, explica Lima. Assim como nos anos anteriores, o plantio do algodão será feito de forma consorciada a culturas como milho, feijão, sorgo e gergelim. Lembrando que o uso de 50% da área para cultivos alimentares é obrigatório, sendo um dos critérios para a certificação agroecológica e contribuindo também para a segurança alimentar dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário